A nossa equipe quer que você se sinta em casa.
Aqui seu filho ou filha passará uma boa parte da vida e, certamente será inesquecível. Viveremos como uma família, e ele(a) terá, ao final dessa jornada, trocado experiências e adquirido conhecimentos. Nossos professores foram cuidadosamente selecionados para que ele tenha os melhores profissionais à disposição.
Este manual foi elaborado especialmente para você, responsável de aluno do CENTRO EDUCACIONAL PARAÍSO, com a finalidade de oferecer as informações necessárias à organização e ao planejamento da vida escolar de seu filho.
Esperamos que a leitura cuidadosa deste manual permita que você entenda a estrutura e a organização da nossa escola, contribuindo assim para que seus melhores momentos sejam no CENTRO EDUCACIONAL PARAÍSO.
Essa é uma parceria baseada na cooperação, no respeito e na confiança, imprescindível para o sucesso da educação. Os nossos objetivos comuns são: a formação dos valores cristãos, a construção do conhecimento, e a autorrealização.
O diálogo constante entre você, seu filho ou filha, e o CENTRO EDUCACIONAL PARAÍSO é o princípio básico para que obtenhamos sucesso. Contamos com a cooperação do aluno e de seus familiares no sentido de:
O CENTRO EDUCACIONAL PARAÍSO está localizado na Rua Passos, s/n (Quadra 67, Lote 16), Duque de Caxias – RJ. Nesta Unidade Escolar funciona a Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais, com amplas salas de aulas, com ar-condicionado.
Para melhor atendermos aos responsáveis e alunos, solicitamos o agendamento prévio com a Secretaria Escolar. Em caso de urgência as primeiras providências poderão ser feitas por telefone, de 2ª a 6ª feira das 7h30 às 17h30.
Secretaria Escolar: É responsável pelo atendimento pessoal, telefônico ou online, pelo setor financeiro e pelo processamento, registro e guarda da documentação acadêmica dos alunos e professores. Os alunos, no seu período de aula, serão atendidos somente nos intervalos. Todos os pedidos à Secretaria, serão feitos por meio de protocolo, e deverão ser respeitados os prazos pré-estabelecidos.
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira das 7h30 às 17h30.
Telefones e WhatsApp: (21) 3666-3431 ou (21) 2674-8876
E-mail: secretaria@ceparaiso.com.br
Coordenação Pedagógica: O Serviço de Coordenação Pedagógica orienta e dá apoio às atividades do corpo docente no desenvolvimento do currículo escolar além de estar disponíveis para conversar com os pais em reuniões privadas mediante agendamento prévio na Secretaria Escolar.
Horário de atendimento:
Professores: Os professores poderão participar das reuniões privadas agendadas com a Coordenação Pedagógica, não haverá atendimento do professor sem a presença da coordenadora pedagógica.
A metodologia do CENTRO EDUCACIONAL PARAÍSO renova-se constantemente.
O material didático adotado na Educação Infantil será a coleção Marcha Criança reformulado segundo à BNCC, da Editora Scipione, materiais pedagógicos diversos e uma ampla possibilidade de livros paradidáticos.
Para todo o Ensino Fundamental será adotado o material didático apostilado do Sistema de Ensino Anglo, que explora todos os tópicos da programação e dos conteúdos a serem trabalhados nas diferentes disciplinas. Também poderá ser utilizado livros avulsos para algumas disciplinas e livros paradidáticos diversos.
Estes materiais didáticos são utilizados como complemento do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, com o objetivo de:
Os conteúdos são trabalhados de forma integrada e significativa para o aluno, favorecendo a interdisciplinaridade e a execução de projetos pedagógicos, buscando preparar o aluno para a vida e para o mundo com os seus constantes desafios.
O mundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana, se tornarão inviáveis.
As perspectivas que se abrem nos diversos campos do saber implicam em um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo – atento a uma realidade que se transforma a cada momento.
A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação de uma compreensão lúdica das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da cidadania, além do domínio de recursos tecnológicos, passaporte privilegiado para o mundo futuro.
Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional.
Educação Infantil:
Ensino Fundamental:
Entrada: A portaria será aberta 10 (dez) minutos antes do início da primeira aula. O aluno deverá apresentar sua identificação escolar (carteirinha). Sem ela, não será permitida a entrada no Colégio, independentemente do horário e da atividade. Em caso de perda, requerer 2ª via junto à Secretaria Escolar, pagar a taxa e comunicar à Coordenação, que assim autorizará a permanência na escola.
Intervalos: O horário de retorno às aulas precedidas de intervalo deve ser rigorosamente respeitado, a fim de que não haja prejuízos na rotina escolar da turma. Em caso de reincidência de atrasos, o professor poderá, a seu critério, impedir a entrada do aluno em sala e encaminhá-lo à Coordenação Pedagógica.
Atrasos: A portaria será fechada após o sinal de entrada da primeira aula. Portanto, o aluno que chegar após este horário deverá entrar pela secretaria da escola e aguardar autorização da coordenação para se dirigir à sala de aula. Alunos com atraso superior a 15 minutos não poderão entrar no primeiro tempo de aula, devendo aguardar o segundo sinal para se dirigir à sala de aula.
IMPORTANTE: Serão permitidos apenas 03 (três) atrasos durante o bimestre. Em caso de reincidência os responsáveis do aluno serão convocados para reunião com a Coordenação Pedagógica.
Sinais: O aluno deverá respeitar os sinais de entrada para cada aula, devendo aguardar o professor dentro da sala de aula. Se precisar sair, não o fazer sem autorização do professor ou inspetor(a).
Saídas extraordinárias: O aluno deverá respeitar rigorosamente os horários de entrada e saída. Não é permitida a entrada nem a saída do aluno da sala de aula durante o transcurso das mesmas. Havendo motivos imperiosos o aluno deverá pedir permissão ao(à) professor(a), de acordo com as normas de boa conduta. A saída antes do término do período de aulas (dispensa) só será permitida mediante a solicitação dos pais ou responsáveis e autorização da Equipe Pedagógica. O professor não tem autorização para dispensar alunos. Essa competência é da Coordenação Pedagógica.
Saída dos alunos: Devido a importância que a questão da segurança assume atualmente, exigindo maiores cuidados por parte da Escola, pedimos aos senhores pais e responsáveis que, para autorizar a retirada do aluno por outra pessoa que não tenha sido informado no ato da matrícula, deverá informar os seguintes dados desta pessoa à Secretaria Escolar:
O mesmo deverá apresentar o documento de identificação com foto para comprovar sua identidade. Caso o responsável não cumpra este procedimento, o aluno somente será liberado após confirmação e autorização por contato telefônico com ao menos um dos responsáveis cadastrados na ficha do aluno.
Aos responsáveis que optarem por contratação de transporte escolar, estes deverão preencher o formulário de autorização que deverá ser solicitado na Secretaria. A questão da segurança dos alunos é primordial.
O uniforme é de uso obrigatório para todos os alunos desde o primeiro dia de aula e é composto de camiseta com ou sem manga, casaco, calça ou bermuda, meias brancas e tênis predominantemente preto.
Para o Ensino Fundamental Anos Finais é permitido o uso de bermuda jeans azul até os joelhos ou calça jeans azul, desde que não haja estampas, desenhos, rasgados ou cortes.
Nas aulas de Educação Física, os alunos deverão usar uniforme escolar apropriado (bermuda, camiseta sem manga, tênis e meia).
O aluno sem uniforme será encaminhado à coordenação, onde receberá advertência oral ou escrita e só terá seu acesso à sala de aula permitida após comunicação ao responsável que deverá apresentar justificativa para a ocorrência. Em caso de reincidência ou falta de justificativa o aluno não poderá frequentar a aula até que seu uniforme esteja de acordo com o descrito neste manual.
Todo material escolar, assim como agasalhos e outros objetos devem conter o nome e sobrenome do aluno para que se possa identificá-los em caso de esquecimento na escola. O colégio não se responsabiliza pelo extravio ou perde de quaisquer objetos.
O aluno não deve trazer para a escola objetos pessoais e de valor que não fazem parte do material escolar como joias ou quantias excessivas de dinheiro, assim como aparelho celular, tablet, computador ou itens de tecnologia similares. A escola não se responsabilizará por tais objetos.
Deverá ser entregue à secretaria dentro de, no máximo, 02 (dois) dias após a ocorrência, tendo só valor para justificativa das faltas no período.
Imprescindível: A regularização da matrícula, por parte do Colégio, está condicionada ao recebimento de todos os documentos do aluno. Por isso, toda a documentação exigida na reserva de matrícula deverá ser entregue à Secretaria até o início das atividades escolares. Esgotado esse prazo e não tendo sido entregue a documentação exigida, a matrícula poderá ser cancelada.
Documentos dos responsáveis:
Documentos do aluno:
O regime disciplinar do CENTRO EDUCACIONAL PARAÍSO, fundamentado na legislação e no Regimento Interno, baseia-se, principalmente, no diálogo, na orientação ao aluno por nossos profissionais, pela nossa postura de educadores e pelo diálogo com a família. É muito importante reafirmarmos “que a escola é a colaboradora da educação”, na qual os pais são os protagonistas.
É certo, porém, que em nossa missão tenhamos que estabelecer limites para que a criança e o jovem saibam se posicionar no mundo externo, pois sabemos que é na escola que começa a convivência com as adversidades, onde as regras se fazem necessárias.
Caso o professor esgote os recursos para manter a disciplina em sala, encaminhará o aluno à coordenação, que o auxiliará tomando as medidas socioeducativas cabíveis. Assim, as medidas adotadas pela coordenação após a retirada do aluno de sala de aula pelo professor, são: aconselhamento, advertência oral, advertência escrita e suspensão temporária.
Esgotadas as medidas disciplinares da orientação a direção fará o convite de retirada do aluno com o cancelamento da matrícula e expedição de transferência compulsória. Nesses casos extremos, o aluno suspenso só retornará ao colégio após contato e/ou presença dos pais ou do responsável.
São direitos do aluno (dentre outros) que o professor deva empenhar-se para que sejam realizados:
Principais deveres do aluno, que o professor deve motivar, para que sejam cumpridos:
O que o aluno do CENTRO EDUCACIONAL PARAÍSO não deve fazer por educação e conhecimento:
Educação Infantil
A avaliação na Educação Infantil é um processo de acompanhamento contínuo do desenvolvimento da criança. Um relatório é apresentado no final de cada bimestre com a evolução de aprendizagem do aluno.
Ensino Fundamental
A avaliação do rendimento escolar compreenderá a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade.
A avaliação do aproveitamento deverá incidir sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem, levando em conta os objetivos visados e está aplicado a todas as disciplinas.
1º Ano do Ensino Fundamental
No 1º e 2º bimestre o aluno será avaliado por processo de acompanhamento de aprendizagem durante a execução das atividades de sala de aula. Não haverá aplicação de exame nesta etapa.
A partir do 3º bimestre os alunos passam a ser avaliados através dos seguintes exames e seus respectivos pesos para composição da média do bimestre:
As notas atribuídas obedecerão à escala de 0 (zero) a 10 (dez), fracionadas em décimos (uma casa decimal) com arredondamentos.
2º Ano ao 9º Ano do Ensino Fundamental
O ano letivo é dividido em 4 (quatro) bimestres, sendo todos eles avaliados com igual critério, conforme a seguir:
As notas atribuídas obedecerão à escala de zero a dez, fracionadas em décimos (uma casa decimal) com arredondamentos.
Retenção e Promoção
Recuperação
O aluno só terá direito a Segunda Chamada para as avaliações de teste ou prova. O pedido de segunda chamada deverá ser solicitado na Secretaria Escolar com prazo máximo de 02 (dois) dias úteis após a data original de realização da avaliação.
A data de realização da Segunda Chamada será informada ao aluno ou responsável em até 02 (dois) dias úteis após pagamento das taxas equivalentes na Secretaria Escolar (conforme Contrato de Prestação de Serviços). Aos alunos que apresentarem atestado médico justificando o motivo da falta será garantido gratuidade da taxa.
Não existe Segunda Chamada para avaliação de recuperação bimestral ou exame final. O aluno que estiver suspenso no dia da Segunda Chamada perderá o direito de fazê-la, sendo-lhe garantido a devolução das taxas pagas.
O aluno poderá solicitar revisão de correção de prova diretamente com o professor no momento da entrega da avaliação corrigida.
A solicitação de revisão de correção de prova após sua entrega ou de nota lançada no portal ou boletim deve ser realizada na Secretaria Escolar no prazo de 48 horas, a partir da data da entrega da avaliação ou publicação da nota. A Secretaria Escolar encaminhará o pedido à Coordenação Pedagógica que terá o prazo de até 07 (sete) dias corridos para responder.
Notas: O Colégio disponibilizará o Boletim Parcial (antes da recuperação bimestral) e o Boletim Definitivo (após o período de recuperação) on-line no portal do aluno. Os dados de login e senha de acesso do responsável estão presentes na capa do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Faltas: Acompanhamento bimestral. Todo aluno deve ter, no mínimo, 75% de frequência. Deve, portanto, observar seu número de faltas. A Coordenadora comunicará aos pais, por comunicado no portal ou telefone, caso o aluno exceda o limite de faltas durante o bimestre.
A equipe pedagógica se coloca à disposição para receber os alunos e seus responsáveis durante o período letivo para tratar da vida escolar do aluno.
A atividade é obrigatória em todas as séries, porém facultativa a sua prática, de acordo com o artigo 1º da lei Nº 6.503/77, nos seguintes casos:
São atividades programadas fora da sala de aula, nas quais a sua participação é incentivada dentro dos objetivos da formação integral do aluno pelo CENTRO EDUCACIONAL PARAÍSO, considerando seu potencial cultural, social, físico, além de estimular a iniciativa, a criatividade e a socialização.
Estas atividades vão desde eventos realizados na escola até excursões pedagógicas. Algumas dessas atividades do CENTRO EDUCACIONAL PARAÍSO já se firmaram tradicionalmente.
Entre elas estão:
Copyright © 1983 - 2024 Centro Educacional Paraíso – Todos os direitos reservados.